Covid-19DestaqueSaúdeTucumãÚltimas notícias

Prefeitura imuniza idosos de 65 anos ou mais

O objetivo da equipe é de aplicar 1200 doses durante a ação que deve durar inicialmente três dias. Para a secretária municipal de saúde, a enfermeira, Renata Araújo acredita que só neste primeiro dia o quantitativo supere 400 idosos imunizados. “Mas eu me arrisco dizer que podemos atingir a marca de 1500 doses aplicadas nesta ação, devido a demanda que estamos recebendo”.

A procura foi grande, mesmo com horário estendido até as 19h. Carros organizados em fila para a vacinação. Outros idosos procuraram a pé. O casal Orlando e Ana Maria Almeida , ambos com 68 anos, vieram se vacinar juntos. “Estávamos ansiosos para tomar logo, estávamos trancados em casa por medo o vírus. Estamos protegidos agora”, comemorou o marido. Eles ainda precisam tomam o reforço em 60 dias.

A equipe de saúde municipal não vai medir esforços para atender a demanda. O cuidado com o preenchimento da documentação foi rigoroso. “Para promover a imunização, precisamos prestar conta de cada dose aplicada. Isso também é segurança para usuário que precisa trazer um documento com foto e, de preferência, o cartão do SUS”, disse Patrícia Witeck, diretora de vigilância e saúde do município.

Mãe de 11 filhos, descobriu artrose tardiamente, a aposentada Janira Santos, de 70 anos, entrou na fila de pedestres, e festejou ter chegado o dia da vacinação. “Agora que tomei essa vacina, é fazer a segunda dose, e eu vou voltar a fazer minhas caminhadas”, comemorou.

O bispo da prelazia do Alto Xingu, Dom Jesús Mauleón, entrou na fila de carros para ser vacinado. “Estou fazendo a minha parte. Desejo ânimo aos profissionais da saúde, conscientização das pessoas para os cuidados, e saúde para todos”,   disse a autoridade religiosa.

Mais Doses

O prefeito de Tucumã, Dr. Celso Lopes, afirmou que no final da tarde desta segunda (29), o município deve receber mais 990 doses do imunizante contra o Covid-19. “Com mais essa remessa, atingimos o total de 3578 doses recebidas. Em breve estaremos diminuindo a idade vacinal da faixa dos 65 anos, que já estamos vacinando”, destacou o gestor municipal.

Texto: Kenny Teixeira/ Ascom PMT
Fotos: Márcio Albano/ Ascom PMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo