EducaçãoXinguara

Governo entrega escola estadual reconstruída nos 39 anos de Xinguara

Para fortalecer a educação pública de Xinguara, sudeste paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), entregou as novas instalações da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Ribeiro Mota na tarde desta quinta-feira (13). A unidade escolar foi reconstruída e ampliada para garantir mais comodidade e qualidade de ensino para os 494 estudantes matriculados, além de professores e equipe técnica.

O governador do Estado, Helder Barbalho, cumpriu agenda nos 39 anos da cidade, e participou da entrega da escola, ao lado da secretária de Educação, Elieth Braga, deputados estaduais e autoridades locais.

“Hoje, no dia de aniversário de Xinguara, poder trazer escola com qualidade e entrega de benefícios sociais é cuidar das pessoas, olhar o presente e, acima de tudo, garantir o futuro. Que Xinguara possa continuar crescendo e se desenvolvendo. O Governo do Estado estará sempre ao lado da prefeitura, trabalhando e cumprindo com este papel de união para que, juntos, possamos fazer a cidade se desenvolver cada vez mais”, disse o governador Helder Barbalho, que visitou as dependências da escola.

Atualmente, a unidade atende 494 alunos nas modalidades Ensino Médio Regular e Atendimento Educacional Especializado (AEE). A obra contemplou climatização das salas de aula, laboratório de informática, laboratório multidisciplinar, sala de leitura, sala escolar de rádio, auditório, quadra coberta, coordenação, direção, equipe pedagógica, sala para o AEE, espaço de convivência, banheiros e vestuários com acessibilidade para professores e alunos.

Desde janeiro de 2019, a Seduc tem buscado melhorias pedagógicas e estruturais para proporcionar uma educação pública de qualidade para os 586 mil alunos matriculados no Estado, conforme explica a secretária de Educação, Elieth Braga.

“O governo do Estado segue recuperando as escolas e reconstruindo para ofertar espaços dignos e de qualidade aos nossos alunos. É um grande caminhar e o governo vem se fazendo presente no sul do Pará, reconstruindo a escola de Xinguara e ofertando novas vagas de ensino. A partir de agora, com certeza, nós teremos mais alunos em locais ideais para fazer educação de qualidade”, frisou a secretaria.

Para a estudante Aretisa Carvalho Sampaio, de 17 anos, o novo ambiente escolar vai ajudar no alcance de novos sonhos. “A escola está bonita, os professores ajudam, vai depender do meu esforço fazer o Enem. Mas eu não havia entrado aqui antes e gostei muito da reconstrução, porque temos uma boa infraestrutura agora”, disse ela, que vai iniciar o terceiro ano do ensino médio.

Estudante do primeiro ano, Yasmin Lara Carvalho, de 15 anos, está na expectativa pelo início das aulas presenciais para que possa utilizar a nova estrutura escolar oportunizada pelo Governo do Pará. “A escola estava desorganizada, mas agora está bem bonita e organizada. Para quem quer crescer na vida, a escola ajuda bastante e, com essa pandemia, muitos alunos ficaram prejudicados, mas agora vão ter uma boa escola”, conta ela.

Além de representantes do Poder Executivo Estadual e prefeitos municipais da região, também participaram da agenda os deputados Fábio Filgueiras, Gustavo Sefer, Cássio Andrade, Cilene Couto, Chicão, Miro Sanova, além do titular da Cohab, Orlando Reis, e secretário regional do Sul e Sudeste, João Chamon.

Por Bruno Magno (CPH)

Fonte Ag. P

Foto Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo