AgronegócioCidadesDestaqueGeralÚltimas notícias

Emater e Equatorial querem ampliar acesso de agricultores familiares à tarifa de energia rural

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará presente nos 144 municípios paraenses, com 12 escritórios regionais e 144 escritórios locais, atende diretamente milhares de produtores familiares. Em 2020, foram realizados 58 mil 776 atendimentos em todo o Estado, e a comunicação direta dos técnicos da Emater com os trabalhadores rurais contribui para a parceria alinhada entre o órgão estadual e a empresa Equatorial Energia, interessada em ampliar o número de agricultores beneficiados pela Tarifa Rural de Energia.

“Nós temos condições de atender melhor o meio rural, no sentido de visitar os produtores e ver os que se enquadram para receber esse benefício para esclarecer melhor como eles podem ter acesso a essa tarifa de energia rural e no caso dos que estão dentro do perfil para o benefício e não tem a Declaração ao Pronaf ( DAP), nós podemos emitir o documento para provar que são agricultores familiares e sua produção está voltada para o ramo agropecuário, o que permite ter uma redução no valor da energia, sendo classificados como produtor rural”, informou o diretor técnico da Emater, Rosival Possidônio.

Rosival Possidônio tratou da parceria em reunião com o diretor administrativo da Emater, Antônio Carlos Júnior, e o representante da área de Relacionamento com Clientes da Equatorial, Alexandro Freitas. A Equatorial informou que, atualmente, 203 mil famílias já acessam a tarifa rural no Estado, e o foco é alcançar 204 mil famílias.

“Aproveitando a capilaridade da Emater nos 144 municípios, nós podemos identificar oportunidades de cadastros na tarifa rural, que é um benefício garantido pela resolução 414 da Agencia de Energia Elétrica (Aneel). A tarifa rural garante uma redução de valor significativa que, no acumulado, ao longo de 12 meses, possibilita ao agricultor diminuir seus custos e garantir mais insumos, fazendo novas compras com esse dinheiro. Então essa é uma possibilidade de parceria que está sendo acertada, mas que eu tenho certeza que trará excelentes frutos”, conclui Alexandro Freitas.

A expectativa é de que a parceria entre Emater e Equatorial Energia seja oficializada ainda no primeiro semestre de 2021.

Fonte: Ag. Pará

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo