DestaqueNacionalNotícias

CEDEC, promove curso básico de capacitação em Defesa Civil e Brigada Florestal.

Treinamento de capacitação em Defesa Civil e Brigada de Incêndios Florestais contou com vários coordenadores municipais.

A CEDEC – Coordenadoria estadual de Defesa Civil, juntamente com o 10º Agrupamento do Corpo de Bombeiros de Redenção-Pa, promoveram na última semana, do dia 23 a 26 de agosto, curso básicos de capacitação de Combate a Incêndios Florestais, no âmbito das ações de proteção e defesa Civil, com objetivo de qualificar e aumenta o nível de conhecimentos técnico dos gestores das coordenadorias municipais. O curso mostrou formas de captação de recursos assistenciais para restabelecimentos e reconstrução de áreas afetadas entre outros, visando a redução de riscos de desastres.

     O treinamento também apresentou informações sobre “Brigada de prevenção e Combate a Incêndios Florestais”, que são muitos comuns nas regiões sul e sudeste paraense”. O objetivo do curso é capacitar coordenadores para ações de situações de crise e recrutar brigadistas voluntários, para trabalharem em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em casos de incêndios florestais, visando a preservação do Meio Ambiente.

      Cerca de 17 coordenadores, bombeiros e voluntários dos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte, Agua Azul do Norte, Xinguara, Rio Maria, Bannach e Redenção, estiveram presentes na capacitação, onde foram ministradas técnicas de combate a incêndios florestais e formas de manejo em queimadas autorizadas em vegetação como pastos, demonstração de equipamentos utilizados em combates a incêndios florestais em vídeos. 

       De acordo com o Chefe Operacional dos bombeiros de Redenção, Major Catuaba, o curso é de grande importância para os municípios. “Está sendo um passo a mais que cada cidade está dando em sua resiliência para atender as emergências. É um plano piloto, mas é importante lembra que antes de criar qualquer brigada de incêndios florestais, é preciso está respaldado na lei, para garantir a segurança de todos. É preciso ter uma boa estrutura de logísticas e equipamentos como os kits, EPIs para cada homem, pois não é fácil combater o fogo sem essa estrutura e as ocorrências de incêndios florestais são muitas e o efetivo é pouco para atender a região Araguaia, o sul e sudeste paraense”

            O curso também contou com noções básicas de Proteção e Defesa Civil, ministrada pela Sarg. Jean da CEDEC de Belém, que apresentou um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social. Segundo Julia Aguiar, da Defesa Civil de Rio Maria, o curso foi uma boa  oportunidade para todos nós cuidarmos de um patrimônio que é nosso, o curso vai contribuir muito para o meu entendimento, do que fazer em situações de incêndio a outras ocorrências”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo